FAN chega à sua quarta edição como o maior evento do país dedicado à cultura e arte negra.
De segunda-feira a domingo, dias 19 a 25, Belo Horizonte sedia a quarta edição do Festival de Arte Negra (FAN), o maior evento nacional dedicado à arte e cultura negra . Neste ano, o Festival reúne importantes artistas nacionais e internacionais vindos de diversos pontos da África e suas diásporas, com uma vasta programação, que inclui cortejo, shows musicais, exposições, espetáculos de teatro e dança, mostra de cinema , entre outras atividades.
Nesta edição, o FAN volta novamente seu olhar para a África, em especial para a parte ao norte da linha do Equador, que inclui países como Nigéria, Senegal, Mali e seus vizinhos. O Festival pretende estabelecer a ponte entre os diversos caminhos que a arte negra percorre nos tempos de hoje. Um de seus objetivos é celebrar acordos e parcerias entre o Brasil, a África e os povos das diásporas.
Espaço OJÁO OJÁ, palavra africana que designa mercado, é o local que vai receber parte da programação do FAN. Durante o Festival, o Espaço Funarte Casa do Conde se transforma num centro de convivência, especialmente preparado para shows, espetáculos , festas, palestras, oficinas e uma feira com peças e objetos artesanais. Também estão previstas atividades na Praça da Estação, Teatro Francisco Nunes, Minascentro, Centro Cultural da UFMG e Espaço Municipal.
Entre algumas das atrações, estão o show da sambista Dóris, com participações de Mestre Conga e Ronaldo Coisa Nossa, o espetáculo cênico Besouro Cordão-de-Ouro, com direção de João das Neves, além de lançamentos de livros e revistas e das Rodas de Conversa, nas quais artistas, intelectuais e políticos se encontram para apresentar e discutir temas variados. Já as atrações internacionais incluem a Companhia Jant-Bi, do Senegal, com o espetáculo de dança e percussão "Waxtaan", o percussionista senegalês Doudou N'Diaye Rose, os percussionistas do Burundi Drummers, além da música do Tartit, banda de Tuaregs da região de Timbuktu, Mali, no deserto do Saara.
Também é parte do Festival a exposição "Os Bijagós", que pode ser vista até o dia 27 no Espaço Municipal (avenida Afonso Pena, 1212, 1º andar), das 9h às 19h. A mostra reúne máscaras, estatuetas , fantoches e marionetes do povo Bijagó, da Guiné Bissau. Outra atração do FAN é a Rádio OJÁ, que já está no ar no ar e vai descontrair o ambiente com entrevistas exclusivas de artistas convidados e programação musical 24 horas por dia.
O 4º Festival de Arte Negra é uma promoção da Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura, com patrocínio da Petrobras e Usiminas. A programação completa está disponível no site
www.pbh.gov.br/fan.
Toda a programação é gratuita.